a casa da danca.com

Professora Catarina Ribeiro

 

 

As aulas

 

 

A dança e os seus benefícios

Modalidades

Equipamento

Condições Gerais 2013 / 14

 

 

 

 

 

 

A Dança e os seus benefícios

A dança melhora a postura, a condição física, a tonicidade dos músculos e o controle muscular, trabalha aspectos como a musicalidade e a coordenação motora, desenvolve o sentido estético e os níveis de atenção, promove a disciplina e a concentração.

Intervém, aos mais alto nível, nos seguintes aspectos:

TÁCTIL – Sentir os movimentos e os seus benefícios para o corpo.
VISUAL – Ver os movimentos e transformá-los em acções, apurar o sentido estético.
AUDITIVO – Ouvir a música e dominar o seu ritmo. Controlar o corpo, para uma melhor execução dos movimentos.
AFECTIVO – Evidenciar emoções e sentimentos transpostos na coreografia e nas aulas. Conquistar níveis de disciplina.
COGNITIVO – Desenvolver o raciocínio, o ritmo, a coordenação, a improvisação.
MOTOR –
Ganhar consciência do esquema corporal, incorporar conceitos como a lateralidade e capacidades físicas.

Este ano lectivo, na Casa do Artista, vamos trabalhar tudo isto, de forma lúdica e consciente, percorrendo o mundo da dança, em todas as suas vertentes.

No final do ano lectivo, haverá um espectáculo, para que os pais e amigos possam viver connosco este sonho!

Voltar

 

 

Modalidades

A Casa da Dança oferece variadas modalidades, para as mais diversas faixas etárias:

Pré-Ballet I : 3 / 4 anos
Pré-Ballet II : 5 anos
Ballet I: 6 - 7 anos
Professora Catarina Ribeiro

Para além do trabalho criativo e individual, existem os exercícios específicos para trabalhar temas tão importantes como lateralidade, isolamento de partes do corpo, formas do corpo; ao nível do tempo trabalha-se a duração, o lento vs. rápido, o continuo vs. descontínuo; ao nível da qualidade do movimento trabalha-se o leve e o pesado, o directo e o flexível; ao nível do espaço trabalha-se as direcções, as relações entre pessoas, como o afastar ou aproximar, cima ou o baixo, etc. Há inúmeras abordagens que se iniciam nesta alturta, para que seja possível a introdução de passos simples do ballet, passos de iniciação, a ser desenvolvidos posteriormente.


Ballet II: > 8 anos
Professora Catarina Ribeiro

Nestes níveis, o ballet já ocupa praticamente todo o tempo de aula, com vista no aperfeiçoamento técnico das alunas, no que diz respeito à execução dos passos de iniciação. Objectivos novos são adicionados, novas combinações surgem e a independência de cada aluna começa a ganhar personalidade na execução. A vontade de melhorar e aprender mais é o objectivo principal desta aula, onde se desenvolvem factores tão importantes como a perfeição na execução, a coordenação, a lateralidade, a flexibilidade, a relação música/movimento, o ritmo corporal e a visão periférica. O grau de dificuldade e de complexidade aumenta.

 

Pais e Filhos *
Maria João Costa
Susana Rosendo

A Dança e o movimento incrementam a actividade neurológica, tão importante no desenvolvimento da criança. Essa evolução, quando estimulada desde a 1ª infância, processa-se da mesma forma que a aprendizagem da língua materna. A música estimula o cérebro, o movimento desenvolve-o. As sessões de Pais e Filhos oferecem um ambiente de bem-estar, um lugar ao crescimento saudável e harmonioso da criança. Pais e filhos vivem juntos a experiência da dança, o movimento suscitado pela música, a alegria de dançar, saltar, rodar e... voar! Consulte aqui a agenda completa de todos os workshops .

* esta modalidade realiza-se em workshops pontuais e mediante inscrição prévia.

 

 

Hip Hop Kids: > 6 anos
Professora Cátia Rojão

O Hip Hop é um estilo de dança actual, que aparece muitas e tantas vezes misturado com o funky. Desta fusão de estilos resulta a maior parte dos videoclips musicais destes últimos anos. Por isso, estas duas vertentes da dança estão na moda, pois proporcionam aos alunos a aprendizagem de coreografias ritmadas, animadas, usando músicas actuais e divertidas. Há um consequente desenvolvimento da coordenação motora, da relação música / movimento, da relação de grupo, da precisão de movimentos.

 

Pop Dance (Hip Hop intermédio / avançado) : > 9 anos
Professora Cátia Rojão

O Hip Hop é um estilo de dança actual, que aparece muitas e tantas vezes misturado com o funky. Desta fusão de estilos resulta a maior parte dos videoclips musicais destes últimos anos. Por isso, estas duas vertentes da dança estão na moda, pois proporcionam aos alunos a aprendizagem de coreografias ritmadas, animadas, usando músicas actuais e divertidas. Há um consequente desenvolvimento da coordenação motora, da relação música / movimento, da relação de grupo, da precisão de movimentos.

Voltar

 

 

Equipamento

Ballet

O equipamento de Ballet pode ser encomendado à professora, ou adquirido numa loja da especialidade: BalletShop - Rua do Século, nº48, Lisboa

Hip Hop
Roupa descontraída e confortável

Pais e Filhos
Roupa descontraída e confortável, meias

Voltar

 

 

 

Condições Gerais 2013 / 14

  1. A Casa da Dança visa prosseguir os objectivos do ensino das técnicas elementares das respectivas modalidades, adequados a cada faixa etária.
  1. O funcionamento das actividades artísticas da Casa da Dança decorre por anos lectivos ( de Outubro a Junho). Juntamente com os horários, será também divulgada a calendarização exacta das actividades, como a data de início, as férias e a data de término.
  1. As actividades que decorrem na Casa do Artista estão sujeitas às regras de funcionamento da instituição. A Casa da Dança e a Casa do Artista são entidades independentes.
  1. A Casa da Dança reserva-se ao direito de alterar os horários, constituir novas turmas ou promoção de Workshops, caso se justifique. Eventuais alterações serão antecipadamente comunicadas aos interessados.
  1. A mensalidade será paga antecipadamente, vencendo-se no primeiro dia do mês a que respeita, devendo ser liquidada entre os dias 1 e 8. Será aplicado um desconto de 10% ao valor da anuidade, se esta for liquidada durante o mês de Outubro.
  1. No início de cada ano lectivo, deverá ser liquidado o valor de inscrição ou de renovação de inscrição, valor esse que já inclui o seguro de acidentes pessoais . Este valor poderá ser actualizado anualmente.
  1. Em situações de frequência de mais do que um membro do mesmo agregado familiar em qualquer modalidade da Casa da Dança, haverá uma redução de 10% na mensalidade do 2 º membro.

  2. Um aluno que inscreva um amigo, receberá de oferta o mês seguinte.

  3. A falta às aulas não exonera o aluno do pagamento da correspondente mensalidade. Nas ausências prolongadas sem justificação ou o não pagamento das mensalidades por um período igual ou superior a 60 dias implicam o cancelamento da inscrição.

  4. As desistências deverão ser comunicadas por escrito com antecedência mínima de 30 dias. Em caso de desistência, não haverá devolução do mês em curso.

Voltar